Estudar no exterior

segunda-feira, 16 de maio de 2011

 - Crédito: Ilustrações: Jonatan Sarmento
Planejamento 
> ESTUDAR NO EXTERIOR

? Ganho 3 000 reais, economizo cerca de 30% e tenho 8 000 reais na poupança. Gostaria de fazer um MBA no exterior e vou gastar 70 000 reais. Moro com meus pais, mas tenho um apartamento, que no momento está alugado. Onde devo aplicar o dinheiro? Márcia Gomes, 27 anos, funcionária pública, Pelotas (RS)

! REINALDO DOMINGOS, PRESIDENTE DO INSTITUTO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, EM SÃO PAULO, RESPONDE – Não invista na poupança, prefira os títulos do Tesouro Nacional. No ano passado, a caderneta rendeu 6,9% e uma Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B) indexada à inflação pagou juros de 12%. Se você guardar 30% da sua renda ou 1 000 reais todo mês, em dois anos terá 24 000 reais. Se somar aos 8 000 reais que já acumulou e acrescentar os juros da aplicação, você terá apenas a metade do dinheiro necessário para a viagem. Se aumentar suas reservas para 2 000 reais todo mês, vai acumular 56 000 reais em dois anos, sem contar a rentabilidade da aplicação e o aluguel do imóvel. Não venda seu apartamento, ele é uma fonte de renda permanente.


Rendimento 
> Ganhe com os juros

? Onde investir 10 000 reais por dois anos: poupança ou Certif icado de Depósito Bancário (CDB)? Ricardo Rinaldi, 32 anos, bancário, Banco Votorantim, São Paulo (SP) 

! CAIO TORRALVO, PROFESSOR DE FINANÇAS DA FIA, EM SÃO PAULO, RESPONDE – Se o banco oferecer rendimento de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) para aplicações em CDB, descarte a poupança. Títulos públicos prefixados são bons. Como a Selic está em 11,25%, você não perderá grana se resgatar o título no vencimento, mas ganhará menos do que com o CDB. Consulte as Letras de Crédito Imobiliário, pois são isentas de Imposto de Renda e garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Aplicação 
> Multiplique seu dinheiro

? Minha renda é de 2 200 reais. Comprei um carro zero financiado em 60 parcelas de 690,59 reais. Adquiri um apartamento no valor de 60 000 reais, dei 15 000 reais de entrada e agora tenho um saldo devedor de 45 000 reais, f inanciados em 30 anos. Tenho 22 000 reais na poupança e vou sacar 9 000 reais para um tratamento de fertilidade da minha esposa. Como mul tipl ico os 13 000 reais que vão sobrar? Eduardo Henrique de Brito, 33 anos, supervisor técnico do Walmart, Recife (PE)

! ALEX CHAIA, ESTRATEGISTA DA CONSULTORIA BETA ADVISORS, DE SÃO PAULO, RESPONDE – O valor de suas dívidas deve ser igual à metade de seu salário. Reserve seis meses de sua remuneração — 13 200 reais para o caso de perder o emprego. Você é jovem e pode começar a investir na bolsa. Para saber qual percentual aplicar, faça uma conta simples: subtraia o número 100 da sua idade. O resultado é o valor que você deve investir em bolsa. No seu caso, é 67. Então, aplique 67% da sua reserva (8 700 reais) em ações.

Investimento 
> Consórcio ou poupança?

? Desejo mudar de casa em cinco anos, mas não quero vender meu imóvel. Consigo pagar 1 000 reais de prestação. Tenho 9 000 reais na poupança. Continuo aplicando na caderneta para diminuir o financiamento de um imóvel ou entro em um consórcio? Sheila Ferreira Seles, 34 anos, diretora educacional da Turma da Touca, Taboão da Serra (SP)

! MAURÍCIO GALHARDO, CONSULTOR DA PRAXIS EDUCATION, EM SÃO PAULO, RESPONDE – Prefira poupar. O consórcio tem taxas, o que reduz seu potencial de compra. Claro que você teria a chance de ser contemplada e adquirir o imóvel antes. Mas, por não ter acumulado um valor suficiente para oferecer como lance, acredito que suas chances ficariam reduzidas. Com os 9 000 reais já poupados, somados aos 1 000 reais mensais que você pode economizar, comece a pensar em outros investimentos, como títulos públicos e bolsa de valores, que podem gerar ganhos no longo prazo maiores do que a poupança. Eles vão permitir que você pague um valor maior na entrada do imóvel.

MANDE SUAS DÚVIDAS SOBRE INVESTIMENTOS E FINANÇAS PESSOAIS PARA O E-MAIL: CONTATO@THOREVOLUTION.COM.BR. AS MELHORES PERGUNTAS SERÃO ESCOLHIDAS PELA NOSSA EQUIPE E RESPONDIDAS POR ESPECIALISTAS.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...