O conhecimento acumulado como diferencial

sábado, 30 de julho de 2011

O conhecimento acumulado como diferencial

Há alguns dias, minutos antes de iniciar uma prova de concurso público, estava conversando com alguns colegas e então comentei que não consegui organizar meu tempo para estudar. Então, um deles bem lembrou: “Até pode ser que você não teve tempo de estudar, mas o mais importante você já tem, o conhecimento acumulado”.  Essa fala me fez refletir muito até chegar a escrever esse post.

Em 2007, quando eu estava terminando a graduação, comecei a me dedicar ao estudo para tentar uma vaga na carreira pública. O principal fator motivador foi tentar conquistar um lugar no mercado de trabalho assim que estivesse formada. No início ficava insegura, ansiosa e sem saber como estudar. Dúvidas como que matéria priorizar e quantas horas eu devia estudar por dia eram constantes. Aos poucos percebi que todas essas questões dependem da área para a qual você está prestando concurso e do seu grau de preparação naquele momento. Já citei aqui algumas dicas para quem pretende seguir esse caminho, vale a pena conferir.
Considero as primeiras provas um aprendizado e exercício do autocontrole. Mesmo sem estar totalmente preparado, utilize a oportunidade para conhecer os diferentes estilos, colocar seu conhecimento a prova e buscar a tranqüilidade e concentração para ter um bom resultado. O momento atual é uma ótima época para as pessoas que têm dedicado grande parte do seu tempo para estudar. Nos primeiros três meses deste ano foram abertos inúmeros editais de concurso público.
Depois de refletir sobre a conversa que mencionei no início do post, entendi que o conhecimento acumulado, ao qual meu colega se referiu, diz respeito tanto aos conhecimentos que obtive na faculdade, quando aos que adquiri durante o estudo para a realização desse tipo de prova. Além do estudo, não posso esquecer a experiência ganha nesses três anos.
Muitos candidatos, mesmo sem estudar horas, diariamente, ainda ocupam os primeiros lugares na classificação geral e isso acontece justamente pelo seu conhecimento acumulado. Aos poucos você percebe seus pontos fracos e tem a oportunidade de priorizar uma determinada área ou então se dá conta de que precisa ficar mais calmo no momento decisivo.
Se você está se preparando para realização de concurso público há algum tempo, já fez algumas provas, não obteve o resultado desejado e, às vezes se sente desanimado, fica a dica de que você tem um diferencial em relação aos seus concorrentes que estão iniciando agora. Seu conhecimento acumulado e experiência são sem dúvidas um fator importante que pode posicioná-lo a frente se for bem utilizado. E para quem está iniciando agora na busca por uma vaga no concurso público, fica a dica para aproveitarem cada prova, avaliarem seus erros e dessa forma adquirirem conhecimento e experiência porque fará diferença quando você menos esperar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...